A importância de aprender uma língua estrangeira

As vantagens de aprender línguas estrangeiras estão a crescer à medida que o mundo se torna cada vez mais globalizado e o bilinguismo é agora talvez a habilidade mais útil do mundo real e para quem procura novas oportunidades. Se estás a pensar em fazer o esforço para aprender uma língua estrangeira em vez de esperar que o mundo acomode o teu monolinguismo, és uma raça rara.

Desabrochar no impressionante poliglota que aspiras ser é 100% viável com a abordagem e mentalidade certas. Ter aulas de português ou de uma outra língua são o primeiro passo para te tornares numa pessoa melhor e mais autônoma.

O estudo de línguas estrangeiras tem tudo a ver com aprender a comunicar e a conectares-te verdadeiramente com os outros – uma habilidade de vida incrivelmente importante que só pode ser cultivada interagindo com pessoas.

Quando dominas uma língua estrangeira, podes exercer o teu novo poder sobre-humano de ser capaz de entender o que alguém está a dizer, recordar o vocabulário e a gramática adequados, colocar esse vocabulário e gramática no contexto adequado, e responder de volta — tudo no local e em tempo oportuno. Estarás conectado. E é disso que se trata.

Porquê?

Então, porque é importante aprender uma língua estrangeira? Basicamente, as vantagens de aprender línguas estrangeiras são várias e têm a capacidade de o preparar para o sucesso em quase todos os aspetos da vida. Confere estas razões para estudar uma língua estrangeira:

Torna-te mais empregável

Aprender uma nova linguagem é uma ótima maneira de se destacar da competição.

À medida que o mundo se torna cada vez mais globalizado, a procura de pessoas fluentes em várias línguas por parte de empresas está a aumentar à medida que expandem as operações para novos mercados. Estas empresas precisam, portanto, de oradores linguísticos para satisfazer as exigências dos seus clientes em todo o mundo. É muito mais fácil construir uma relação com alguém quando se fala a mesma língua que ela. Podes simplesmente conectares-te a um nível mais pessoal e quebrar as barreiras de comunicação se falares a mesma língua.

Melhora as tuas competências

Aprender uma nova linguagem também demonstra que tens uma série de outras habilidades. De acordo com os estudos, os multilingues são melhores na resolução de problemas, mais criativos e são melhores a realizar várias tarefas em simultâneo. Todas estas competências são muito atraentes para qualquer potencial empregador.

A aprendizagem de línguas também ajuda a tornar-te mais tolerante – os multilingues são geralmente mais abertos e aceitam melhor a mudança.

Também pode ajudar-te a aprender outras línguas mais facilmente. Para muitos, a barreira do embaraço inicial pode realmente impedir os alunos de dominar uma língua. Passar por esta barreira pode ajudar a melhorar a tua confiança e ajudar-te a continuar a aprender mais línguas. A confiança que ganhas também pode ajudar a dar-te esse impulso para fazeres coisas que nunca fizeste antes, como mudares-te para o estrangeiro.

Oportunidades para viajar

Ao aprender uma nova língua, abre-se uma nova secção do mundo para que possas explorar confortavelmente. Lembra-te, se só falas Português, só podes comunicar com 4% da população mundial. Se, por exemplo, aprenderes outra língua amplamente falada, como o Inglês ou o Francês, abres imediatamente uma outra percentagem da população mundial com a qual poderás interagir. Poder viajar com a sua linguagem é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e criar amizades eternas, ou até mesmo para encontrares o amor da tua vida!

Ter competências em mais do que uma língua também abre um mundo de entretenimento – a capacidade de compreender a arte e a literatura internacionais pode realmente ajudar a apreciar o mundo que nos rodeia.

Benefícios cerebrais da aprendizagem de uma língua

Talvez o benefício mais importante de aprender uma língua não seja o mais conhecido. De acordo com um estudo recente, aprender uma língua faz com que as áreas do cérebro associadas à memória, nomeadamente o córtex cerebral e o hipocampo, aumentem de tamanho. Como qualquer músculo do corpo, exercitares regularmente o teu cérebro pode torná-lo mais forte e flexível.

Além disso, tem sido sugerido que aprender uma segunda língua ajuda a prevenir doenças cerebrais como a demência e o Alzheimer, e pode até ter um efeito profundo na tua capacidade de entender música.

Fonte: Portal inspiring.future.pt

Um comentário sobre “A importância de aprender uma língua estrangeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *